Melhor tecido para roupa de academia: Guia completo!
Você já pensou no quanto o seu look de academia impacta no seu treino? Além de ser uma questão de estilo e autoestima, a roupa certa também é capaz de melhorar o seu desempenho ao trazer mais conforto na hora do exercício físico.
Para isso, existe uma infinidade de materiais no mercado, alguns para mais flexibilidade, outros com mais suporte e alguns até com recursos de respirabilidade da pele, mas, diante de tantas opções, fica a pergunta: qual o melhor tecido para roupa de academia?
Essa resposta depende muito do objetivo de compra de cada um, por isso, para te ajudar na escolha, selecionamos todas as informações sobre os tecidos mais usados nas roupas fitness.
Confira esse guia completo e escolha seu look ideal!
Tipos de tecido para roupa fitness
Como falamos anteriormente, existe uma infinidade de tecidos para roupas de academia, cada uma com uma finalidade diferente, com vantagens para diferentes tipos de atividade física.
Por isso, antes de começarmos a desbravar o mundo dos tecidos, é preciso que você saiba o que está procurando. Por exemplo, se você é uma pessoa que se incomoda com suor excessivo, é ideal procurar tecidos tecnológicos que segurem o suor.
Ou então, se você tem insegurança com roupas que marcam celulites, por exemplo, invista em tecidos que têm características de serem materiais mais grossos. As leggings de duplo tecido oferecem o reforço ideal para essa queixa.
Já para quem é adepto ao treino outdoor, os tecidos com tecnologia UV são a pedida ideal.
Seja lá qual for o que você procura, separamos os melhores tecidos para roupa de academia com todas as vantagens.
Poliamida
Um clássico que combina conforto e performance, a poliamida é um tecido mais frio, leve e com ótima respirabilidade que permite a evaporação rápida do suor.
Além disso, a poliamida tem uma alta elasticidade e, para aqueles que valorizam uma experiência sensorial, o toque é bem suave.
Com todas essas características, a poliamida tornou-se famosa nas roupas de academia, mas especialmente entre aqueles que:
-
Precisam de roupas mais leves;
-
Procuram por roupas de boa absorção da umidade;
-
Adoram roupas com grande respirabilidade.
Dica especial
Você pode encontrar todos os benefícios da poliamida em diferentes formas, por exemplo, em composições de poliamida com elastano, o ideal é investir em um conjunto de academia para que você aproveite os benefícios desse look confortável por inteiro!
Dry Fit
As roupas de Dry Fit também são uma escolha bastante inteligente para looks de academia. Afinal, é um material mais tecnológico que absorve rapidamente a umidade, mantendo o corpo seco durante o exercício físico.
Por isso, podemos dizer que o Dry Fit é ideal para os dias de treinos mais intensos ou em dias mais quentes, já que esse tecido transporta o suor para a superfície, onde existe rápida evaporação.
A tecnologia desse tecido especial para roupa de academia, é geralmente composto por uma mistura de materiais como poliéster, poliamida e elastano, combinados para criar uma malha com secagem rápida e até regulação térmica.
Sendo assim, o Dry Fit é perfeito para aqueles que:
-
Adoram uma boa corrida na esteira;
-
São adeptos do treino funcional;
-
Fazem esportes ao ar livre.
Elastano
O elastano, como o próprio nome sugere, é o material que mais proporciona elasticidade nas roupas de academia. Esse tecido, normalmente misturado a outros, como o poliéster e poliamida, tem o poder de aumentar a flexibilidade das roupas.
Por isso, para aqueles que precisam de mais mobilidade nos treinos, é essencial ficar de olho se a roupa escolhida possui elastano na sua composição.
Por isso, esse tecido de roupa de academia é ideal para quem procura por:
-
Ajuste perfeito ao corpo;
-
Mais conforto nos treinos;
-
Maior durabilidade.
Viscolycra
A viscolycra combina viscose e elastano (lycra), por isso, oferece um toque suave e um caimento mais solto que os outros tecidos.
Encontrada em camisetas e regatas, a viscolycra permite uma boa ventilação e mais leveza nos movimentos. Mas, mais do que isso, é um tecido considerado muito elegante por conta do caimento.
Sendo assim, pode ser usada até mesmo em outros ambientes além da academia. Por esses motivos, a viscolycra é perfeita para atletas que adoram:
-
Roupas versáteis;
-
Com resistência ao amassado (a viscolycra é mais fluida e amassa menos);
-
Elasticidade e mobilidade
Poliéster
Considerado um exemplo de durabilidade, o poliéster é um dos tecidos mais populares para roupas de academia. Esse material sintético é bastante versátil, conhecido pela resistência, durabilidade e também tem capacidade de absorver a umidade.
Normalmente, nas roupas de academia, o poliéster é misturado com elastano ou algodão, o que permite um pouco mais de respirabilidade, já que esse material, sozinho, não é tão respirável quanto as outras opções.
Mas, a palavra-chave desse tecido, com certeza, é durabilidade. Por isso, o poliéster é o melhor tecido de roupa de academia para quem procura:
-
Roupas que mantém a forma original por mais tempo;
-
Peças que não desbotam tão facilmente;
-
Secagem rápida e fácil de lavar.
Dica especial
Não se limite a usar apenas um tecido, investir em peças que misturam poliéster com outro material pode ser uma ótima pedida que une durabilidade e conforto para os treinos.
Uma das peças que mais se destacam nessa forma, são os tops de academia com elastano e poliéster.
Algodão
Mais uma escolha clássica por aqui, o algodão! Perfeito para quem prioriza o conforto, essa fibra natural é extremamente macia e confortável, mas, fique atento: ela é mais indicada para os dias de treinos de baixa intensidade.
Afinal, quando não é misturada a tecidos de maior elasticidade, o algodão pode não ser a melhor opção para as atividades intensas.
Com um toque suave, o algodão é o melhor tecido de roupa de academia para aqueles que priorizam:
-
Roupas versáteis (tanto para academia, quando para usar casualmente);
-
Tecidos suaves ao toque;
-
Durabilidade da roupa.
Tecidos com tecnologia UV
Os tecidos mais tecnológicos, como os com tecnologia de proteção UV, são ótimos para aqueles que praticam atividades físicas ao ar livre, pois protegem a pele durante a atividade.
Mas, mais do que proteção UV, essa tecnologia geralmente tem propriedades que permitem uma secagem rápida e resistência de desbotamento, sendo um material durável e versátil.
Por isso, esse é o melhor tecido de roupas de academia para quem procura por:
-
Proteção reforçada contra raios solares;
-
Roupas com secagem rápida;
-
Maior durabilidade.
Tecidos de alta compressão
Os tecidos de alta compressão têm tomado cada vez mais espaço dentro das academias, afinal, eles proporcionam firmeza muscular e ajudam a melhorar a circulação sanguínea na hora do treino.
Além disso, é um tecido que não marca nada, então, se você tem questões com roupas que marcam celulites, por exemplo, o ideal é adotar roupas de alta compressão.
Sendo assim, os tecidos de alta compressão são as melhores roupas de academia para quem:
-
Preza por roupas que ajudam na firmeza muscular na hora do treino;
-
Prefere roupas que não marcam nada;
-
Gostam de conforto e flexibilidade.
Dica especial
Calças de alta compressão estão sempre em alta nas academias! Se você quer apostar em um look que não fique transparente, de alta qualidade e que seja uma peça coringa, que tal investir em uma calça legging de alta compressão?
Qual o tecido ideal para cada exercício? Monte seu look!
Agora que você já sabe quais os melhores tecidos para roupa de academia, chegou a hora de organizar seus looks para a semana de treinos!
Afinal, as roupas devem variar também conforme o tipo de atividade física e, neste guia, vamos te ajudar a entender qual exercício combina com cada tipo de roupa. Ah, e com ajuda para você montar seu look!
-
Exercícios intensos: Hit, CrossFit, Corrida
Para quem é adepto dos exercícios de agilidade, saltos e movimentos rápidos, a poliamida com elastano e o poliéster com elastano são as melhores opções, por conta da:
-
Alta respirabilidade;
-
Controle de umidade;
-
Tecido respirável;
-
Zero transparência.
-
Treinos de musculação
Para musculação, as recomendações são as mesmas de atividades intensas, mas existem também as roupas de algodão com poliéster, que tem um toque suave e bastante resistência.
Também temos as roupas de alta compressão, que mantêm a estabilidade muscular, proporcionando treinos de maior qualidade e mais sustentação nos movimentos.
-
Yoga e Pilates
Essas atividades exigem tecidos mais flexíveis e suaves para ter mais liberdade no movimento, por isso, qualquer combinação com elastano é muito bem-vinda para as atividades de yoga e pilates.
Afinal, o elastano permite que qualquer tecido tenha um ajuste confortável, sem apertar. A poliamida, por ser um tecido mais frio e com toque suave, pode ser uma ótima opção, além da viscolycra e outros materiais que oferecem conforto.
-
Treinos leves: Caminhadas, Passeios de bike
Para treinos mais leves, não precisamos de tanta tecnologia, mas, sim, o máximo de conforto para a atividade.
Afinal, os exercícios de menor impacto pedem tecidos mais leves e naturais, que permitem que a pele respire e garanta um treino confortável. Por esse motivo, peças com algodão na composição são uma ótima pedida!
-
Treinos ao ar livre
Os treinos ao ar livre tem uma questão singular: as variações climáticas. Nesse caso, precisamos de um tecido durável, leve e com secagem rápida. Além disso, um bom look de treino ao ar livre deve conter mais de 2 peças, para conter os acasos climáticos.
Em relação aos tecidos, a poliamida ou poliéster com elastano são os mais usados nesse tipo de exercício.
Guia de tamanhos de roupa de academia
Já exploramos o mundo dos tecidos para roupa de academia, dos diversos tipos de esportes e os melhores looks, então chegou a hora de encontrar o tamanho certo da sua roupa fitness.
O ideal na hora de escolher o tamanho da peça é entender o que se quer de uma roupa. Por exemplo, se a sua intenção é usar roupa mais justa e de alta compressão, procure por roupas do seu tamanho exato.
Mas, se a sua intenção é usar roupas mais largas, uma ou duas numerações a mais são a escolha ideal.
Além disso, a modelagem também faz muita diferença, por isso, leia sempre a descrição da roupa de academia, as avaliações de compra e guia de medidas, afinal, algumas roupas tem modelagem pequena ou grande.
Entendido isso, vamos às medidas.
Existe uma maneira universal de tirar as medidas do corpo, por isso, separe sua fita métrica que vamos te explicar como saber suas medidas:
-
Busto: circunferência do ponto mais alto do busto;
-
Cintura: circunferência do ponto central da cintura, normalmente, acima do umbigo;
-
Quadril: circunferência do ponto mais alto do glúteo.
-
Comprimento da perna: medida da parte interna da coxa até o tornozelo;
-
Circunferência da coxa: circunferência do ponto mais largo da coxa.
Com as medidas em mãos, é só acompanhar quais tamanhos são compatíveis. Para isso, confira a tabela de medidas da marca de roupa escolhida.
Encontre a melhor roupa de academia na Pozze!
Muito além de um look para academia, a Pozze valoriza a mulher independente, segura e vaidosa, com peças que unem design sofisticado e alta tecnologia, com peças 100% brasileiras com qualidade impecável.
Nossa missão é trazer mais autoestima, melhora na performance e requinte para o seu look favorito!
Acesse nossa loja online e descubra mais sobre nossas coleções cheias de atitude!