Compartilhar

Gravar os treinos na academia deixou de ser algo exclusivo dos atletas e dos influenciadores digitais – e é cada vez mais comum ver celulares gravando nesses ambientes. 

Seja para acompanhar a própria evolução, ajustar a execução dos exercícios ou compartilhar a rotina fitness com outras pessoas, os vídeos de treino são realmente muito populares.

Mas, para transformar essas gravações em algo realmente útil e visualmente agradável, alguns detalhes fazem toda a diferença: o posicionamento da câmera, os ângulos escolhidos e até o que você veste podem impactar na qualidade do conteúdo. 

Para te ajudar nessa missão, sem depender de ninguém para filmar e garantir a qualidade dos seus vídeos, criamos esse conteúdo com dicas de um vídeo bem produzido.

Vamos lá?

Recursos você precisa para gravar seus treinos!


Não é necessário chamar tanta atenção na academia para gravar seus conteúdos, afinal, hoje, um bom celular já é suficiente para capturar vídeos de qualidade, mas existem alguns truques e acessórios que facilitam a gravação e deixam o material mais profissional.

Ninguém quer equilibrar o celular em um peso ou garrafa d’água e torcer para que ele não caia no meio do treino, por isso, o primeiro acessório que você deve investir é um suporte de celular. 

E, spoiler: não é preciso de tripés chamativos para isso, existem opções mais discretas que vão te ajudar muito! Confira alguns equipamentos:

  1. Tripés pequeno e dobrável: Super fácil de carregar e bastante discreto, o tripé pequeno traz estabilidade para a gravação, além de possibilitar ajustes rápidos na altura e inclinação.
  2. Capinha de celular com ventosa: Perfeito para grudar em espelhos da academia e garantir a estabilidade da gravação, esse equipamento é ótimo e não ocupa espaço. 
  3. Suporte magnético: Anexado a capinha do celular, os suportes magnéticos fixam o celular em equipamentos metálicos da academia, garantindo estabilidade e facilidade para gravar. 
  4. Gimbals e estabilizadores: Esses estabilizadores são diferentes, já que são de “mão” e perfeitos para quem gosta de capturas em movimento, sem tremores.

Agora que falamos sobre alguns equipamentos, vamos aos truques de iluminação! 

Não há como fugir: uma boa iluminação pode transformar os seus vídeos e, na academia, isso é um grande desafio – visto que alguns ambientes são mais escuros que outros. 

Para melhorar a iluminação do vídeo, temos algumas dicas:

  • Se possível, posicione-se perto de janelas ou próximo aos ambientes com luz natural;
  • Evite gravar seus vídeos diretamente sob luzes fortes, elas podem criar sombras muito marcadas;
  • Antes de gravar, teste diferentes ângulos para saber como a luz está interferindo;
  • Ajuste a exposição da luz nas configurações da câmera do celular – é só tocar onde deseja focar e aumentar ou diminuir a exposição;
  • Ative o modo HDR nas configurações da câmera, ele ajuda a equilibrar áreas escuras e claras do vídeo; 
  • Para ambientes mais escuros, ative o modo noturno ou modo baixa luz, que aumenta a captação de luz
  • Se o seu celular tiver o modo PRO ou Manual, é possível personalizar os recursos de iluminação – nesse caso, ajuste o ISO (quanto maior, mais luz entra na câmera) e também a velocidade do obturador (ajuste mais lento ajuda a captar mais luz).

Os melhores ângulos para gravar seus treinos!

Com os equipamentos em mãos e ajustes de iluminação feitos, vamos aos ângulos da sua filmagem, afinal, a ideia é que nenhum movimento seja distorcido, detalhes importantes excluídos ou vídeos que não valorizam sua postura – e, acredite, o ângulo errado pode causar esses danos na sua filmagem. 

Para te explicar mais sobre o poder do ângulo no seu vídeo, vamos por partes – literalmente – vamos separar as dicas por conjunto muscular de treino. 

Treino de pernas e glúteos;

No caso do treino de inferiores, as filmagens laterais ou em leve diagonal mostram a amplitude dos movimentos sem distorções.

Treino de superiores;

Aqui, o enquadramento frontal ou lateral valoriza a postura e a execução do seu treino, por isso, apostar nesse ângulo é sucesso na certa!

Abdominais e pranchas;

Aqui, os ângulos de cima ajudam a destacar o alinhamento do corpo.

Vale adicionar que uma câmera muito próxima pode cortar parte dos movimentos, enquanto uma muito distante pode perder detalhes, por isso, se possível, use lentes grande-angulares (o nome é sofisticado, mas maioria dos celulares atuais tem esse recurso) para capturar um campo de visão mais amplo sem precisar afastar tanto a câmera.

O que vestir para gravar treinos na academia?

Chegou o momento mais esperado deste artigo: o que vestir para gravar treinos na academia! 

Desse assunto nós entendemos e, acredite, o look perfeito vai te dar mais confiança durante a gravação, além de valorizar seus movimentos e impedir desconfortos com transparência e roupas marcando. 

Acredite: a roupa de academia certa pode transformar seus vídeos de treino!

Para escolher o que vestir, você precisa se fazer algumas perguntas – e respondê-las, é claro – e partir disso para montar seu look.

  • Qual treino será filmado? Inferiores, superiores ou abdominais? Com a resposta, já é possível escolher a roupa que mais vai favorecer o grupo muscular no treino. 
  • Qual roupa me deixa mais confiante para treinar? Sendo tímida ou não, gravar os treinos na academia requer confiança, principalmente, nas primeiras vezes – e o look que mais eleva sua autoestima pode te ajudar nesse processo. 
  • Qual o objetivo do vídeo? Se você for uma influenciadora, acertar no look pode gerar muito engajamento nas redes, por isso a atenção deve ser maior. 

Ao responder essas perguntas, é mais fácil acertar nas peças de roupas que você vai usar para a gravação. 

Por exemplo, se a gravação for de treino de inferiores, calças leggings de alta compressão e shorts são ótimas opções para focar nesse grupo muscular, a partir disso, escolha a peça que a deixe mais confiante (seu short ou legging preferidos). 

Já para o treino de superiores, os tops de academia são a estrela do vídeo, então, peças como tops com bojo, com decote nas costas ou alças mais finas podem ser mais estratégicas. 

Além dessas questões, procure por peças com ajuste firme no corpo, sem serem apertadas demais, para garantir que a roupa acompanhe os movimentos sem gerar incômodo ou atrapalhar a execução dos exercícios.

O estilo das roupas também pode dar um toque especial. Por exemplo:

Looks monocromáticos

O monocromático está muito em alta, criando um look clean e atemporal para os vídeos. 

Contraste estratégico

Para além dos looks de uma cor só, as roupas com contrastes em cores vibrantes são ótimas pedidas, pois ajudam a destacar a silhueta no vídeo.

Cortes diferenciados 

As roupas de academia são mais ousadas em relação aos recortes e também as texturas, e isso, com certeza vai adicionar muito mais estilo ao vídeo. 


Escolha seu look para gravar treinos na academia!

Agora que você sabe tudo o que precisa considerar para gravar seus treinos de academia e a importância da roupa nessa hora, é momento de investir em novos looks para seus vídeos!

Na Pozze, você encontra opções premium que combinam tecnologia, conforto e design inovador, garantindo que cada treino seja uma experiência de alta performance e muito estilo, é claro. 

Conheça nossas coleções e eleve seu guarda-roupa fitness!

 

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Postagens relacionadas

Aqui você encontrará um ambiente repleto de inspiração.